Twitter

CUT AC > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > CUT ACRE PRESENTE NA PARALISAÇÃO DE 48 HORAS DOS ELETRICITÁRIOS ACRIANOS

CUT Acre presente na paralisação de 48 horas dos eletricitários acrianos

26/07/2011

CUT Acre parabeniza eletricitários por estarem sempre atentos à sua pauta de reivindicações

Escrito por: Marcelo Fernando

 

CUT Acre presente na paralisação de 48 horas dos eletriciarios acrianos 

 

Os trabalhadores do sistema Eletrobrás deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 20/07, em todo país, uma greve de advertência de 48 horas. No Acre, os eletricitários da Eletroacre e da Eletronorte cruzaram os braços para pressionar o Governo Federal pelo fechamento do acordo coletivo da campanha salarial de 2011. Apenas os serviços essenciais, plantões e emergência estão funcionando normalmente.

A CUT Acre participou da paralisação e a presidente, Rosana Nascimento, informou que as negociações estão centralizadas em Brasília, coordenadas pela Federação Nacional dos Urbanitarios- FNU, entidade filiada à CUT, reivindicando reajuste de 11,02% nos salários, retroativo a 1º de maio deste ano.

A pauta específica do Acre é pelo fim da precarização dos serviços com a efetivação dos candidatos aprovados no último concurso na distribuição Acre. No Estado existem quase 300 trabalhadores efetivos contra cerca de 700 terceirizados. A FNU defende a implantação do marco regulatório do setor elétrico e o fim das terceirizações no sistema Eletrobrás.

Além do reajuste salarial a pauta do acordo coletivo 2011 prevê participação nos lucros e/ou resultados; adicional por tempo de serviço;pisos salariais específicos das categorias profissionais diferenciadas; constituição de comissões paritárias entre sindicatos e empresas para avaliação, discussão e possível reformulação de itens do Plano de Carreiras e Remuneração, durante a vigência desse acordo, dentre outras questões.

A CUT Acre Parabeniza os eletricitários do Estado do Acre por estarem sempre atentos à sua pauta de reivindicações. Fernando Barbosa da base eletriciários/Eletronorte e Vice-Presidente da CUT/AC disse que paralisação é justa, uma vez que a Holding-Eletrobrás lucrou no ano passado cerca de R$ 2,25 bilhões de reais. Na avaliação do dirigente, não dá para o povo ficar calado diante das altas contas de energia elétrica que a Eletroacre vem cobrando da população acreana.

A CUT compreende que os eletricitários têm papel fundamental na obtenção destes altos lucros, de forma que não dá para aceitar que o governo federal não faça um plano com valorização dos diversos profissionais. “A central está sempre à disposição dos trabalhadores e dos seus sindicatos e federações filiados”.

Entre os dias 27 a 30 de julho a CUT estará realizando debates com a classe trabalhadora e a sociedade civil. No dia 27, a partir das 14:30h, no auditório da Eletronorte o dirigente da CUT Nacional, Jacir Afonso, proferirá palestra sobre PRÉ-SAL, REFORMA POLÍTICA E REAJUSTE DO FGTS. A mesma palestra acontecerá para os sindicatos parceiros em local a ser definido.

A ECONOMIA SOLIDÁRIA é tema de palestras que ocorrerão dias 29 e 30 de julho em Rio Branco e Brasiléia com participação de um representante da Economia solidária nacional.

 

Participe! Informe-se na CUT – fone: 3222-8976/3223-5760

E-mail:  assessoria.cutacre@gmail.com

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO ACRE
Rua Major Salinas, 60| José Augusto | CEP 69900-776 | Rio Branco | AC
Fone: (068) 3223.5760| www.cut-ac.org.br| e-mail: cutacre@yahoo.com.br