Twitter

CUT AC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AC: SINDICALISTAS DEBATEM CADERNO DE SUBSÍDIO DO 13º CONCUT

AC: Sindicalistas debatem caderno de subsídio do 13º CONCUT

09/07/2019

A direção ampliada da CUT/AC, esteve reunida na última sexta-feira (28), no auditório do Sinteac, para debater para o 13º CONCUT.

Escrito por: MANOEL FAÇANHA

 

            A direção ampliada da Central Única dos Trabalhadores do Acre – CUT/AC, esteve reunida na última sexta-feira (28), no auditório do Sinteac, para debater o caderno de subsídio e construírem sugestões de propostas para o 13º CONCUT, agendado para os dias 7 a 10 de outubro, em Praia Grande-SP.

            Participaram dos debates sindicalistas de oito sindicatos (Educação, Urbanitários, Bancários, Correios, STTR de Feijó, STTR Plácido de Castro, Sindomestico, Sindacs) ligados à central e os temas debatidos entre os presentes foram Democracia e Unidade, organização e funcionamento da CUT local e financiamento das ações sindicais. O encontro contou com a presença do diretor executivo da CUT Nacional, Rogério Pantoja,esse agradecendo mais uma vez o convite. O dirigente ao ser provocado durante o encontro, falou da importância do debate, que destaca temas vivenciados pela classe trabalhadora, inclusive a retirada de direitos e a ameaça à democracia.

Sindicalistas discutem proposta para o congresso nacional da CUTBem diferente de anos anteriores, o CONCUT será realizado neste ano antes do CECUTS, assim dando grande oportunidade para a discussão de temas centrais para o 13º CONCUT, explica o dirigente Edmar Batistela, vice-presidente da CUT-AC.

Durante o encontro foi realizada a leitura dos temas e, posteriormente, aberto para o debate e apresentação de propostas de acordo com as orientações do caderno de subsídio. Os temas abordados foram: Democracia e unidade, Organização e funcionamento da estadual e Financiamento.

No tema democracia foram sugeridos incentivos à política de participação, incentivo à política das minorias e o fortalecimento das parcerias com os movimentos sociais. Também ficou como sugestão a realização de atividades em dias alternativos, democratização da saúde pública e manutenção dos direitos adquiridos, assim como discutir entre os trabalhadores aspectos da saúde ambiental e também da saúde e segurança dos trabalhadores.

Para ampliar a resistência da classe operária foi sugerida a articulação com representatividade dos movimentos sociais (estudantil e movimento comunitário).

Também pensando na ampliação da democratização da direção da entidade ficou a proposta de formular o processo de partilha de delegados visando o processo eleitoral da estadual. O objetivo será assegurar uma representatividade maior de todos os sindicatos filiados na organização da central.

Em relação à organização e funcionamento da entidade estadual ficou evidente a necessidade do mapeamento de alguns segmentos de trabalhadores na busca de organizá-los e trazê-los para os quadros de filiados da estadual.

            Os participantes durante a reunião também observaram a necessidade de reduzir o número de membros da direção estadual da CUT-AC.

            A respeito da política orçamentária da central ficou evidente que as fontes de financiamento não garantem sua organização e funcionamento. Portanto, será necessário a criação de uma política de otimização de recursos, assim optando por estratégia de ações conjuntas para a diminuição dos custos das atividades.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO ACRE
Rua Major Salinas, 60| José Augusto | CEP 69900-776 | Rio Branco | AC
Fone: (068) 3223.5760| www.cut-ac.org.br| e-mail: cutacre@yahoo.com.br