Twitter

CUT AC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DEFESA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MARCA O 6 DE JULHO NO ACRE

Defesa do Plano Nacional de Educação e dos serviços públicos marca o 6 de julho no Acre

11/07/2011

Professores, domésticas, bancários, frentistas e industriais nas ruas de Rio Branco pelo desenvolvimento

Escrito por: Leonardo Severo

Após concentração no Colégio de Aplicação da Universidade Federal, acompanhados de um carro de som com bandeiras da Central Única dos Trabalhadores, os sindicalistas seguiram em passeata até o Palácio do Governador, em frente à Assembleia Legislativa. Pelo caminho, distribuíram panfletos no comércio, bancos e secretarias de governo com as reivindicações do Dia Nacional de Mobilização da CUT. Também manifestaram apoio aos servidores da Universidade Federal em greve.Caminhada cutista agita as ruas de Rio Branco no 6 de julho

De acordo com a presidenta da CUT-AC, Rosana Nascimento, “a caminhada foi bem representativa e demonstrou a disposição das mais diversas categorias de lutar pelo desenvolvimento com distribuição de renda, valorização do trabalho e ampliação de direitos”. Entre outras, participaram lideranças sindicais dos professores, domésticas, bancários, frentistas e industriais, e também de servidores públicos do Incra e da Funasa.

No dia anterior as lideranças sindicais já haviam protocolado um documento com as reivindicações da CUT ao governo do Estado, à Prefeitura de Rio Branco, à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal.

Conforme Rosenelida de Araújo, do Coletivo de Juventude da CUT-AC, “o ponto forte da manifestação foi a defesa do ensino público, gratuito e de qualidade”. “A aprovação do Plano Nacional de Educação é muito importante para dar um novo rumo para o ensino no Brasil. Também reivindicamos 50% do pré-sal para a educação, que é uma forma de darmos prioridade para o setor”, acrescentou.

Rosenelida disse que o governo estadual distribuiu recentemente laptops aos estudantes, mas sem capacitar os professores, o que fez com que os computadores, que deveriam servir para potencializar o conhecimento, sirvam para dispersar as aulas. “Isso complica muito o aprendizado, pois os estudantes têm à disposição computador e internet, mas sem o professor estar qualificado para fazer uso desta ferramenta”, explicou.

A CUT Acre realiza na próxima terça-feira, às 9 horas, o lançamento da sua página na internet, seguido de um debate sobre a democratização da comunicação. O evento acontece na sede da entidade, na rua Alexandre Farra, 112, no Bairro José Augusto.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO ACRE
Rua Major Salinas, 60| José Augusto | CEP 69900-776 | Rio Branco | AC
Fone: (068) 3223.5760| www.cut-ac.org.br| e-mail: cutacre@yahoo.com.br