Twitter

CUT AC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PLENÁRIA DA CUT-AC ALERTA PARA O VOTO CONSCIENTE

Plenária da CUT-AC alerta para o voto consciente

07/08/2018

O sindicalista Rogério Pantoja, dirigente da CUT Nacional, palestrou por mais de uma hora durante a plenária da CUT-AC, numa análise das conjunturas política e econômica do país

Escrito por: MANOEL FAÇANHA

Na busca de proceder uma análise das conjunturas política e sindical, bem como e os desafios do movimento sindical no combate à política do Governo Federal e sua agenda neoliberal, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-AC) promoveu nesta terça-feira (7) a sua Plenária Estadual.

O sindicalista Rogério Pantoja, dirigente da CUT Nacional, palestrou por mais de uma hora, fazendo numa análise da conjuntura política e econômica. O dirigente ainda respondeu inúmeros questionamentos formulados pelos participantes.

Política para Amazônia

Plenária contou com a participação de trabalhadores do campo e da cidadeEntre os pontos da palestra estava a definição de um modelo de desenvolvimento para a Amazônia. O dirigente não somente denunciou a drástica redução de recursos repassados pelo Governo Federal para a região, mas também chamou atenção para a transferência de recursos econômicos da Amazônica para o sul e sudeste do país.

Outro ponto não menos importante da plenária diz respeito às conseqüências das reformas implementadas pelo Governo Federal. Segundo Rogério Pantoja, a aprovação da reforma trabalhista trouxe conseqüências negativas à classe trabalhadora, onde a cada dez operários demitidos, apenas um retorna ao mercado de trabalho com carteira assinada, muito diferente de uma década atrás quando de cada 10 demitidos, seis voltavam ao mercado.

PEC da “morte”

Pantoja também chamou atenção para a PEC da redução dos gastos públicos por 20 anos nos setores da saúde, educação e segurança. O sindicalista deixou claro que a medida traz transtornos graves ao bem estar da população brasileira e ainda reduziu drasticamente o número de postos de trabalho, além de precarizar a mão de obra.

Voto consciente

O dirigente finalizou a palestra alertando para o voto consciente nas próximas eleições. Segundo ele é preciso que o operário identifique candidatos realmente ligados ao projeto dos trabalhadores, caso contrário, o sindicalista deixou claro que novas reformas maléficas à classe trabalhadora serão concretizadas no parlamento, como a da previdência, isso sem falar da privatização das estatais brasileiras como Correios e Eletrobrás e entre outras.

Edmar Batistela (CUT-AC) agradeceu a presença do público na plenáriaEdmar Batistela, presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT-AC), analisou de forma positiva a realização da plenária. O dirigente agradeceu a presença dos dirigentes do campo e da cidade, principalmente aqueles oriundos dos municípios de Xapuri, Sena Madureira e Bujari.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO ACRE
Rua Major Salinas, 60| José Augusto | CEP 69900-776 | Rio Branco | AC
Fone: (068) 3223.5760| www.cut-ac.org.br| e-mail: cutacre@yahoo.com.br